John Dewey
Ana
Luiza Barros, Filipe Ribeiro, Jennifer Juliana Barreto, Laelson Vicente e
Vanessa Cristina.
John Dewey,
filósofo e pedagogo bastante reconhecido, nasceu na cidade de Burlington, nos
EUA, no dia 20 de outubro de 1859 e morreu no dia 1 de junho de 1952. É
considerado o grande nome da corrente filosófica conhecida como pragmatismo e o
expoente máximo da escola progressista americana. Suas principais obras são: Vida e Educação, Democracia e Educação, Escola
e Sociedade e Experiência e Educação.
Em sua obra, Experiência e Educação, o autor sintetiza sua concepção filosófica
de Pedagogia, criticando alguns aspectos da educação tradicional; explica a sua
teoria de educação mediante a experiência e propõe a educação para a liberdade;
expõe o sentido e a orientação que devem ter no ensino e os programas e planos
de estudo. Para ele, o principal intuito da educação é fazer com que a
aprendizagem do conhecimento leve à prática. Assim, propôs um método que
levasse em consideração a experiência de cada indivíduo na sua interação com os
outros.
A
educação da Escola Progressista,
proposta por Dewey, centra o processo educativo na criança. O método utilizado
por Dewey buscava encontrar formas eficientes para o ensino e a aprendizagem,
onde o aluno seria sujeito ativo no processo de aprendizagem. O autoritarismo
era rejeitado por Dewey, pois, para ele, a educação numa perspectiva
democrática deveria servir como uma ferramenta de integração. O objetivo da
escola deveria ser ensinar a criança a viver no mundo, não havendo separação
entre a vida e a educação, esta deve preparar para a vida, promovendo seu
constante desenvolvimento. A quantidade e a qualidade do que iria ser ensinado
e aprendido deveria levar em conta os anseios da criança.
Dewey foi professor de Filosofia e
Pedagogia na Universidade de Chicago. Foi lá que, em 1896, criou a
escola-laboratório, também chamada de Escola
Elementar Universitária, que atendia a crianças de 4 a 13 anos, em nível de
ensino primário. Nessa escola-laboratório Dewey colocou em prática as seus
métodos pedagógicos.
Na
escola-laboratório, as crianças formavam grupos, criavam planos e realizavam as
atividades sob a mediação do professor que os orientava de acordo com a
complexidade da sociedade em que viviam. A experiência educativa era reflexiva.
A reflexão e a ação estavam sempre interligadas. O aluno deveria estar em uma
situação de experimentação, onde houvesse um problema a ser resolvido e ele deveria
possuir os conhecimentos necessários para agir diante de tal situação, tendo a
chance de testar suas ideias. Dessa forma, a aprendizagem ocorreria de forma
natural.
REFERÊNCIAS
DE
ROSA, Maria da Glória. A história da educação
através dos textos. 5ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1976.
GADOTTI,
Moacir. Histórias das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora
Ática, 1999.
GALIANI, C. ; MACHADO, M. C. G. . A escola proposta por Dewey: um
espaço de valorização da experiência e da formação do sentimento democrático. Disponível
em:<http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2004/Painel/Paine/06_39_35_A_ESCOLA_PROPOSTA_POR_DEWEY_UM_ESPACO_DE_VALORIZACAO_DA_EXPE.pdf>.
Acesso em 10 de junho de 2015.
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/john-dewey-428136.shtml?page=3.
Acesso em 10 de junho de 2015
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