sábado, 13 de junho de 2015

John Dewey
Ana Luiza Barros, Filipe Ribeiro, Jennifer Juliana Barreto, Laelson Vicente e Vanessa Cristina.

         John Dewey, filósofo e pedagogo bastante reconhecido, nasceu na cidade de Burlington, nos EUA, no dia 20 de outubro de 1859 e morreu no dia 1 de junho de 1952. É considerado o grande nome da corrente filosófica conhecida como pragmatismo e o expoente máximo da escola progressista americana. Suas principais obras são: Vida e Educação, Democracia e Educação, Escola e Sociedade e Experiência e Educação.
            Em sua obra, Experiência e Educação, o autor sintetiza sua concepção filosófica de Pedagogia, criticando alguns aspectos da educação tradicional; explica a sua teoria de educação mediante a experiência e propõe a educação para a liberdade; expõe o sentido e a orientação que devem ter no ensino e os programas e planos de estudo. Para ele, o principal intuito da educação é fazer com que a aprendizagem do conhecimento leve à prática. Assim, propôs um método que levasse em consideração a experiência de cada indivíduo na sua interação com os outros.
A educação da Escola Progressista, proposta por Dewey, centra o processo educativo na criança. O método utilizado por Dewey buscava encontrar formas eficientes para o ensino e a aprendizagem, onde o aluno seria sujeito ativo no processo de aprendizagem. O autoritarismo era rejeitado por Dewey, pois, para ele, a educação numa perspectiva democrática deveria servir como uma ferramenta de integração. O objetivo da escola deveria ser ensinar a criança a viver no mundo, não havendo separação entre a vida e a educação, esta deve preparar para a vida, promovendo seu constante desenvolvimento. A quantidade e a qualidade do que iria ser ensinado e aprendido deveria levar em conta os anseios da criança.
            Dewey foi professor de Filosofia e Pedagogia na Universidade de Chicago. Foi lá que, em 1896, criou a escola-laboratório, também chamada de Escola Elementar Universitária, que atendia a crianças de 4 a 13 anos, em nível de ensino primário. Nessa escola-laboratório Dewey colocou em prática as seus métodos pedagógicos.

Na escola-laboratório, as crianças formavam grupos, criavam planos e realizavam as atividades sob a mediação do professor que os orientava de acordo com a complexidade da sociedade em que viviam. A experiência educativa era reflexiva. A reflexão e a ação estavam sempre interligadas. O aluno deveria estar em uma situação de experimentação, onde houvesse um problema a ser resolvido e ele deveria possuir os conhecimentos necessários para agir diante de tal situação, tendo a chance de testar suas ideias. Dessa forma, a aprendizagem ocorreria de forma natural.

REFERÊNCIAS
DE ROSA, Maria da Glória. A história da educação através dos textos. 5ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1976.
GADOTTI, Moacir. Histórias das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999.

GALIANI, C. ; MACHADO, M.  C. G. . A escola proposta por Dewey: um espaço de valorização da experiência e da formação do sentimento democrático. Disponível em:<http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2004/Painel/Paine/06_39_35_A_ESCOLA_PROPOSTA_POR_DEWEY_UM_ESPACO_DE_VALORIZACAO_DA_EXPE.pdf>. Acesso em 10 de junho de 2015.

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/john-dewey-428136.shtml?page=3. Acesso em 10 de junho de 2015

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