domingo, 14 de junho de 2015

Anton Semionovich Makarenko

Anton Semionovich Makarenko
 ELBA MACEDO; FRANCISCO SOUZA; MARCELLY KATHLEEN; FERNANDA PAIVA; RAÍSSA BRITO; SANDRA VANDREA; YASMIN TRAJANO

Nasceu em 1888 na Ucrânia e faleceu em 1939. Filho de um operário e de uma dona de casa. Aprendeu a ler e escrever com a mãe, depois sendo matriculado em uma escola primária, mas, não aprendeu sua língua materna, proibida pelo império czarista da Rússia. No ano de 1906 teve sua primeira experiência como professor, logo em seguida tornou-se diretor da Escola Primária das Oficinas Ferroviárias, mas desde cedo começou a trabalhar com adolescentes infratores, órfãos e abandonados. Depois da Revolução de Outubro de 1920, fundou e dirigiu a Colônia Máximo Gorki, e de 1927 a 1935 dirigiu a Comuna Dzerjinski. Foi um dos principais educadores marxista-leniministas que participaram da construção educacional da Revolução Rússa. Os educandos eram formados de acordo com valores como colaboração, respeito, autoridade compartilhada e disciplina para serem personalidades solidarias, produtivas e questionadoras da exploração capitalista.

A pedagogia de Makarenko tinha como foco principal a coletividade e não a criança isolada. Via a criança de forma concreta com marcas históricas, sociais, culturais, psicológicas e diferentes personalidades. Nos anos iniciais da Colônia Gorki foram enfrentados diversos problemas ligados a marginalidade, mas tudo era discutido e resolvido coletivamente nas assembleias gerais. Nesse sentido, a proposta pedagógica de Makarenko era diretamente relacionada à política e economia socialista, portanto exigia uma educação que formasse um indivíduo para essa sociedade.

Em suma, as ideias de Makarenko são de grande contribuição para os educadores que buscam a construção de uma escola pautada em valores democráticos e preocupada com a formação de indivíduos sociais. Baseado em nossos estudos Makarenko nos deixou grande legado como heranças para a educação e para a concretização de processos administrativos mais participativos e democráticos, formando um cidadão crítico dentro de um ambiente escolar aberto ao diálogo que faça sentido na vida das pessoas.

Referências
BOLEIZ JÚNIOR, Flávio. Pistrak e Makarenko: pedagogia social e educação do trabalho. 2008. 168p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008

MAKARENKO, Anton. Poema Pedagógico. São Paulo: Editora 34, 2005.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar à luz dos clássicos da Pedagogia; Bruno Oliveira [et al.] – São Paulo: Xamã, 2011. 295p.; 23 cm.

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