domingo, 24 de maio de 2015

Tópicos de Educação Jesuítica

Educação Jesuítica
Alexandre Costa, Ana Cristina, Igor Henrique, Jonas Moabe, Layane Villar, Maria Helena  Katarina Góis, Raul César

A ordem Jesuítica teve seu início em 1534, fundada por Inácio de Loyola, com o objetivo central de disseminar a ideologia cristã católica ao redor do mundo.
No Brasil, o trabalho de catequização dos índios, seguia uma dualidade em seus objetivos, que eram, além de fundamentar a educação do “gentio” na evangelização, também buscava afeiçoar aos costumes dos colonizadores, deixando-os mais suscetíveis ao trabalho latifundiário e à “colonização da consciência”.
Podemos dividir em dois períodos o trabalho pedagógico Jesuítico no brasil. O primeiro é marcado por Emanoel da Nóbrega, de cunho democrático e focado nos índios e nos pobres, que perdurou até sua morte em 1570. O segundo período é totalmente voltado para os interesses dos aristocráticos e na manutenção da administração pautada nos interesses da metrópole.
A Ratio Studiorum era o plano de estudos seguido pelas escolas Jesuíticas da segunda fase, após a morte de Manoel da Nóbrega. Método Pedagógico rigoroso, com regras para instruir o “bom cristão”. Os Jesuítas superiores, que viviam na Europa, acreditavam que a “ Educação”, pertencia àqueles que tinham o que fazer com ela.
O que encontramos como legado da Educação Jesuítica:
- Matriz curricular básica
- Escolas religiosas no ensino formal
- Feriados religiosos
-  Escolas que ostentam símbolos religiosos
- Professores para uma única matéria

- Seminário.

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