Educação Jesuítica
Alexandre Costa, Ana Cristina, Igor Henrique, Jonas Moabe, Layane Villar, Maria Helena Katarina Góis, Raul César
A ordem Jesuítica teve seu início em 1534, fundada por Inácio de Loyola,
com o objetivo central de disseminar a ideologia cristã católica ao redor do
mundo.
No Brasil, o trabalho de catequização dos índios, seguia uma dualidade
em seus objetivos, que eram, além de fundamentar a educação do “gentio” na evangelização,
também buscava afeiçoar aos costumes dos colonizadores, deixando-os mais
suscetíveis ao trabalho latifundiário e à “colonização da consciência”.
Podemos dividir em dois períodos o trabalho pedagógico Jesuítico no
brasil. O primeiro é marcado por Emanoel da Nóbrega, de cunho democrático e
focado nos índios e nos pobres, que perdurou até sua morte em 1570. O segundo
período é totalmente voltado para os interesses dos aristocráticos e na
manutenção da administração pautada nos interesses da metrópole.
A Ratio Studiorum era o plano de estudos seguido pelas escolas
Jesuíticas da segunda fase, após a morte de Manoel da Nóbrega. Método
Pedagógico rigoroso, com regras para instruir o “bom cristão”. Os Jesuítas
superiores, que viviam na Europa, acreditavam que a “ Educação”, pertencia
àqueles que tinham o que fazer com ela.
O que encontramos como legado da Educação Jesuítica:
- Matriz curricular básica
- Escolas religiosas no ensino formal
- Feriados religiosos
- Escolas que ostentam símbolos
religiosos
- Professores para uma única matéria
- Seminário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário