Rousseau: o filósofo da liberdade
Mara
Cleide Pereira de Oliveira*
Rafaela
Pereira Clemente*
Jane
Claúdia da Silva*
Elizabeth
Lopes de Souza*
PercydesRayane
C. Cavalcante*
Uma das ideias principais
da obra do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), consiste na crença
que o homem é bom por natureza, sendo a sociedade a responsável por
corrompê-lo. Essa crença na bondade natural do homem é, portanto, contrária à
ideia vigente difundida na sua época que a natureza do homem seria por essência
má,que vai nortear toda sua obra.
Dentre suas obras mais
célebres destacamos; Do Contrato Social
na qual expõe sua concepção de ordem política, e Emílioou dá educaçãoque
é um minucioso tratado sobre a educação, no qualprescreve o passo a passo da
formação dohomem do nascimento até os vinte e cinco anos, cujo grande objetivo da
educação é uma formação humana e cidadã.
Na Educação as ideias de Rousseau
são inovadoras para época, especialmente, quando ele divide o desenvolvimento infantil em fases e/ou etapas, da seguinte
maneira: lactância (até 2 anos), infância (de 2 ao 12 anos), adolescência (de
12 a 15 anos), mocidade (de 15 a 20 anos) e o inicio da vida adulta (20 a 25
anos).Além disso, também faz distinção ao tratamento dado a criança em cada uma
dessas etapas, sendo o primeiro pensador a fazer tais considerações.
Outro ponto muito
importante e o fato dele colocara
infânciano centro das atenções. Para ele, a criança deveria ser educada,
sobretudo com a liberdade de viver cada fase da infância com a plenitude de
seus sentidos, pois de acordo com seu entendimento o ser humano, especialmente,
até os doze anos só tem sentidos, emoções e corpo físico, pois sua razão está
em formação.
O autor também destaca a importância da família na educação da criança,
e inova ao inserir a criança como membro do grupo social desde sua infância,
ressaltando a participação ativa dos pais na educação dos filhos. Nesse
contexto, os pais seriam responsáveis por cria uma rotina de estudos no
interior da família que deveria acontecer antes da escolarização, assim,
propiciando um melhor desenvolvimento à criança.
Além de, dividir e
respeitar essas etapas do desenvolvimento da criançae as variações apresentadas
pelas particularidades de cada uma delas destacou elementos básicos para que a
educação ocorresse de forma satisfatória: adequação dos conteúdos a criança;
uma relação pedagógica pautada no respeito e igualdade; e a efetiva
participação da família.
A concepção deeducação
para Rousseau se expressa pelo chamado método
natural, pois tudo que não é natural degenera o homem. Assim, inspirado
pela natureza onde se encontra ordem e equilíbrio, a criança deveria ser
educada, pois sem isso o ser humano se enfraquece e se
deturpa. Deixar a criança livre é uma grande preocupação do autor, para que assim,
a natureza possa seguir seu curso.
Nesse contexto, a
educação é um processo de observação da natureza, da qual os que educam se
utilizam para balizar as ações educativas.Já que, é pela educação que semolda a
criança, que nasce natureza, contudo, respeitando sua liberdade desde o inicio
da infância, e em todas as etapas do seu desenvolvimento. Rousseau afirma que,
para educar a razão faz-se necessário criar condições para que se possa
fortalecer o corpo e caráter da criança em todas as etapas da vida.Visto que,
somente o homem educado para e pela liberdade poderia conviver em harmonia com seus
semelhantes.
Referências
FALCÃO, Mary. Rousseau e a administração
escolar: algumas apropriações. In.: Paro, Vitor Henrique (Org). Administração
escolar à luz dos clássicos da Pedagogia. São Paulo: Xamã, 2011.
FERRARI. Márcio. Jean-Jacques Rousseau, o filósofo da liberdade como
valor supremo. Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br . Acesso
em 30 Abr 2015.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Edudação. São Paulo:
Martins Fontes, 1999.
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