quarta-feira, 20 de maio de 2015

Rousseau: o filósofo da liberdade



Rousseau: o filósofo da liberdade
Mara Cleide Pereira de Oliveira*
Rafaela Pereira Clemente*
Jane Claúdia da Silva*
Elizabeth Lopes de Souza*
PercydesRayane C. Cavalcante*

Uma das ideias principais da obra do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), consiste na crença que o homem é bom por natureza, sendo a sociedade a responsável por corrompê-lo. Essa crença na bondade natural do homem é, portanto, contrária à ideia vigente difundida na sua época que a natureza do homem seria por essência má,que vai nortear toda sua obra.
Dentre suas obras mais célebres destacamos; Do Contrato Social na qual expõe sua concepção de ordem política, e Emílioou dá educaçãoque é um minucioso tratado sobre a educação, no qualprescreve o passo a passo da formação dohomem do nascimento até os vinte e cinco anos, cujo grande objetivo da educação é uma formação humana e cidadã.
Na Educação as ideias de Rousseau são inovadoras para época, especialmente, quando ele divide o desenvolvimento infantil em fases e/ou etapas, da seguinte maneira: lactância (até 2 anos), infância (de 2 ao 12 anos), adolescência (de 12 a 15 anos), mocidade (de 15 a 20 anos) e o inicio da vida adulta (20 a 25 anos).Além disso, também faz distinção ao tratamento dado a criança em cada uma dessas etapas, sendo o primeiro pensador a fazer tais considerações.
Outro ponto muito importante e o fato dele colocara infânciano centro das atenções. Para ele, a criança deveria ser educada, sobretudo com a liberdade de viver cada fase da infância com a plenitude de seus sentidos, pois de acordo com seu entendimento o ser humano, especialmente, até os doze anos só tem sentidos, emoções e corpo físico, pois sua razão está em formação.
O autor também destaca a importância da família na educação da criança, e inova ao inserir a criança como membro do grupo social desde sua infância, ressaltando a participação ativa dos pais na educação dos filhos. Nesse contexto, os pais seriam responsáveis por cria uma rotina de estudos no interior da família que deveria acontecer antes da escolarização, assim, propiciando um melhor desenvolvimento à criança.
Além de, dividir e respeitar essas etapas do desenvolvimento da criançae as variações apresentadas pelas particularidades de cada uma delas destacou elementos básicos para que a educação ocorresse de forma satisfatória: adequação dos conteúdos a criança; uma relação pedagógica pautada no respeito e igualdade; e a efetiva participação da família.
A concepção deeducação para Rousseau se expressa pelo chamado método natural, pois tudo que não é natural degenera o homem. Assim, inspirado pela natureza onde se encontra ordem e equilíbrio, a criança deveria ser educada, pois sem isso o ser humano se enfraquece e se deturpa. Deixar a criança livre é uma grande preocupação do autor, para que assim, a natureza possa seguir seu curso.
Nesse contexto, a educação é um processo de observação da natureza, da qual os que educam se utilizam para balizar as ações educativas.Já que, é pela educação que semolda a criança, que nasce natureza, contudo, respeitando sua liberdade desde o inicio da infância, e em todas as etapas do seu desenvolvimento. Rousseau afirma que, para educar a razão faz-se necessário criar condições para que se possa fortalecer o corpo e caráter da criança em todas as etapas da vida.Visto que, somente o homem educado para e pela liberdade poderia conviver em harmonia com seus semelhantes.

Referências
FALCÃO, Mary. Rousseau e a administração escolar: algumas apropriações. In.: Paro, Vitor Henrique  (Org). Administração escolar à luz dos clássicos da Pedagogia. São Paulo: Xamã, 2011.

FERRARI. Márcio. Jean-Jacques Rousseau, o filósofo da liberdade como valor supremo. Revista Nova Escola.  Disponível em:  http://revistaescola.abril.com.br . Acesso em 30 Abr 2015.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Edudação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário