Michel de Montaigne
Raíssa
Brito, Sandra Vandrea, Francisco de Assis, Fernanda Paiva, Yasmin Trajano, Elba
Macedo e Marcelly Kathleen.
Michel de Montaigne muito contribuiu
para a educação e nos leva a refletir até os dias de hoje. Ele criticava a
forma conteudista de ensino, que hipervalorizava a aquisição de conhecimentos e
que ainda podemos ver em instituições de ensino atuais.
Ele refletiu sobre a administração
escolar, acreditava que a escola não deveria somente formar a inteligência, mas
também a capacidade dos alunos identificarem a si mesmos, sendo um lugar onde
se valorizasse os conhecimentos e os valores adquiridos; Assim, o principal
desafio da administração escolar seria a criação de um ambiente educativo com
valores sólidos, onde prevalecesse o diálogo entre educadores e educandos.
Levando em consideração a temática
usada pelo autor em sua obra, Ensaios, o objeto de reflexão deve ser centrado
em si próprio. Com isso, o professor não deve ser somente capaz de reproduzir
conhecimentos, mas capaz de incentivar e formar um indivíduo julgador de si
mesmo e da sociedade que o rodeia. Além disso, os objetivos da educação para
Montaigne é que é necessário fazer com que os jovens e crianças consigam
compreender a natureza humana, passando a se autoconhecer-se, aumentando assim,
sua capacidade de desenvolvimento, a fim de ser um julgador, emissor de
opiniões e de viver em sociedade levando consigo valores justos. Nesse sentido
ele deixa evidente o seu desejo em formar um indivíduo envolvido com sua vida
social, com suas relações e modo de viver, mas que, no entanto, possa refletir
e agir segundo valores.
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