quarta-feira, 20 de maio de 2015

Michel de Montaigne

Michel de Montaigne
Raíssa Brito, Sandra Vandrea, Francisco de Assis, Fernanda Paiva, Yasmin Trajano, Elba Macedo e Marcelly Kathleen.

Michel de Montaigne muito contribuiu para a educação e nos leva a refletir até os dias de hoje. Ele criticava a forma conteudista de ensino, que hipervalorizava a aquisição de conhecimentos e que ainda podemos ver em instituições de ensino atuais.
Ele refletiu sobre a administração escolar, acreditava que a escola não deveria somente formar a inteligência, mas também a capacidade dos alunos identificarem a si mesmos, sendo um lugar onde se valorizasse os conhecimentos e os valores adquiridos; Assim, o principal desafio da administração escolar seria a criação de um ambiente educativo com valores sólidos, onde prevalecesse o diálogo entre educadores e educandos.

Levando em consideração a temática usada pelo autor em sua obra, Ensaios, o objeto de reflexão deve ser centrado em si próprio. Com isso, o professor não deve ser somente capaz de reproduzir conhecimentos, mas capaz de incentivar e formar um indivíduo julgador de si mesmo e da sociedade que o rodeia. Além disso, os objetivos da educação para Montaigne é que é necessário fazer com que os jovens e crianças consigam compreender a natureza humana, passando a se autoconhecer-se, aumentando assim, sua capacidade de desenvolvimento, a fim de ser um julgador, emissor de opiniões e de viver em sociedade levando consigo valores justos. Nesse sentido ele deixa evidente o seu desejo em formar um indivíduo envolvido com sua vida social, com suas relações e modo de viver, mas que, no entanto, possa refletir e agir segundo valores.

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