domingo, 24 de maio de 2015

Concílio de Trento

Concílio de Trento

 Alexandre Costa, Ana Cristina, Igor Henrique, Jonas Moabe, Layane Villar,  Maria Helena,  Katarina Góis,  Raul César


A Reforma Religiosa iniciada por Lutero em 1517, desencadeou na Igreja católica uma necessidade de oposição a esse processo, que poderia trazer perdas irreparáveis se não procurassem formas de enfrentar o problema. Os abusos cometidos pela Igreja foram vistos como causa para essa reforma acontecer.
A Igreja percebeu que a Educação poderia fortalecer o seu poderio. Nasceu então, a Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1534, sendo aprovada e confirmada em 1540. A educação dos jovens dentro dos princípios da fé e dentro das regras da ordem, bem como, fundar e dirigir colégios e seminários com disciplina e obediência, era o objetivo. Os Jesuítas da Companhia de Jesus estavam a serviço do Papa.

O Concílio de Trento veio para fortalecer ainda mais a Igreja, assegurando a fé e a disciplina. Entre 1545 e 1563 ocorreram 25 sessões plenárias desse concílio, que asseguravam, além da Educação da infância e da juventude, dessem atenção especial ao ensino elementar e superior e que fossem dirigidas por mestres instruídos. O ensino infantil girava em torno do catecismo, ciências e gramática. As congregações de ensino secundário ficariam responsáveis pela fundação de seminários para formar clérigos e o combate as doutrinas heréticas era papel das Universidades Católicas.


A educação gratuita foi um dos acordos firmados no Concílio e as escolas Pias, fundadas em Roma, por São José de Calazans, foram as primeiras a prestar esse serviço na escola elementar. Leitura, gramática, aritmética e principalmente a doutrina cristã eram a base. A educação, segundo Calazans deveria se pautar na caridade, na fé e no trabalho, ele aceitou o quadro de estudos da época, que incluía o latim, mas tinha princípios didáticos, onde dava total importância a inteligência, ao ensino prático e a forma de dosar os conteúdos, para não cansar as crianças. A educação das meninas foi iniciada pela congregação Ursulinas, fundada pela beata Ângela de Mérici. Sua congregação tinha outros fins, mas ela se impôs a educar meninas, com uma base religiosa forte.

Um comentário: