PESTALOZZI E SUA INFLUÊNCIA PEDAGÓGICA
ALANE
STEPHANY SILVA DA CUNHA, ANDREZA
BEZERRA NUNES DE ANDRADE, DÉBORA
BEZERRA CRISPIM COSTA, EDNA
GREGORIO ROMAO, FILIPE
FAGUNDES DE MELO, ILKA DE
MENEZES, JUSSARA
LORENA RIBEIRO DANTAS, LUCICLEIDE
SOUZA DE ALMEIDA
Johann Heinrich Pestalozzi foi
um pedagogo suíço, que dedicou sua vida à educação de crianças pobres e a
instituições dirigidas por ele próprio. Considerado o grande mestre da
pedagogia romântica, revive em primeira pessoa o drama da educação (os
projetos, as dificuldades, as derrotas), reativa uma noção espiritual de
educação (animada pelo amor), mas, também se engaja nas problemáticas sociais e
políticas da própria educação, construindo um modelo complexo e problemático,
inquieto e agudíssimo de pedagogia. Para ele, o princípio do interesse e da
curiosidade infantil servia de base à qualquer intervenção. O mestre deve,
antes de tudo, procurar manter vivo na criança interesse pela aprendizagem, e o
método de ensino adotado pelo mestre é de extrema importância para definir o
interesse do estudante. Pestalozzi diz que a gradualidade do ensino envolve a
intuitividade da criança e que, estimulada à curiosidade, provoca tentativas
que levam ao ato de pensar.
Atualmente, é possível observar professores que não incentivam à curiosidade;
utilizam-se de métodos que não permitem questionamentos ou, de situações que
desenvolvam o pensamento; consequentemente, a não formação de cidadãos críticos
e reflexivos. Ao contrário disso, a escola elementar de Pestalozzi é
considerada um modelo de antecipação da escola nova em relação à sua época, uma
instituição inovadora, percebida pela sua maneira de reformar a prática docente.
Nela, o papel principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas
habilidades naturais e inatas. O diferencial de outros pensadores da pedagogia
moderna estava no afeto e, que o desenvolvimento se dava por meio do ensino
prático e flexível. Pestalozzi sempre foi um grande defensor do amor materno
como o mais forte aliado do processo educacional nos primeiros estágios da
vida. Para ele, o auxílio da mãe tem papel de grande importância no
desenvolvimento pedagógico nessa fase. Outro
fator de grande relevância é o interesse da criança em aprender. Com isso, os
educadores, tantos as mães como os professores, devem sempre buscar novos
métodos que possam manter vivo esse interesse por parte das crianças. Sendo
assim, o seu método influenciou varias correntes educacionais.
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