segunda-feira, 18 de maio de 2015

PESTALOZZI E SUA INFLUÊNCIA PEDAGÓGICA

PESTALOZZI E SUA INFLUÊNCIA PEDAGÓGICA

ALANE STEPHANY SILVA DA CUNHA, ANDREZA BEZERRA NUNES DE ANDRADE, DÉBORA BEZERRA CRISPIM COSTA, EDNA GREGORIO ROMAO, FILIPE FAGUNDES DE MELO, ILKA DE MENEZES, JUSSARA LORENA RIBEIRO DANTAS, LUCICLEIDE SOUZA DE ALMEIDA

     Johann Heinrich Pestalozzi foi um pedagogo suíço, que dedicou sua vida à educação de crianças pobres e a instituições dirigidas por ele próprio. Considerado o grande mestre da pedagogia romântica, revive em primeira pessoa o drama da educação (os projetos, as dificuldades, as derrotas), reativa uma noção espiritual de educação (animada pelo amor), mas, também se engaja nas problemáticas sociais e políticas da própria educação, construindo um modelo complexo e problemático, inquieto e agudíssimo de pedagogia. Para ele, o princípio do interesse e da curiosidade infantil servia de base à qualquer intervenção. O mestre deve, antes de tudo, procurar manter vivo na criança interesse pela aprendizagem, e o método de ensino adotado pelo mestre é de extrema importância para definir o interesse do estudante. Pestalozzi diz que a gradualidade do ensino envolve a intuitividade da criança e que, estimulada à curiosidade, provoca tentativas que levam ao ato de pensar.

Atualmente, é possível observar professores que não incentivam à curiosidade; utilizam-se de métodos que não permitem questionamentos ou, de situações que desenvolvam o pensamento; consequentemente, a não formação de cidadãos críticos e reflexivos. Ao contrário disso, a escola elementar de Pestalozzi é considerada um modelo de antecipação da escola nova em relação à sua época, uma instituição inovadora, percebida pela sua maneira de reformar a prática docente. Nela, o papel principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. O diferencial de outros pensadores da pedagogia moderna estava no afeto e, que o desenvolvimento se dava por meio do ensino prático e flexível. Pestalozzi sempre foi um grande defensor do amor materno como o mais forte aliado do processo educacional nos primeiros estágios da vida. Para ele, o auxílio da mãe tem papel de grande importância no desenvolvimento pedagógico nessa fase. Outro fator de grande relevância é o interesse da criança em aprender. Com isso, os educadores, tantos as mães como os professores, devem sempre buscar novos métodos que possam manter vivo esse interesse por parte das crianças. Sendo assim, o seu método influenciou varias correntes educacionais.

Portanto, a contribuição desse pedagogo é relevante para a pedagogia atual. As questões apresentadas sobre a importância da mãe em relação à educação de seu filho, o da escola e da didática no papel e processo do ensino devem ser pensadas e trabalhadas por todos aqueles que lidam com as crianças hoje. E tal qual Pestalozzi, pensar a pedagogia, antes de tudo, como um fato social.

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