quarta-feira, 20 de maio de 2015

Jan Amos Komensky (Comenius)


Jan Amos Komensky (Comenius)

Ana Luíza, Filipe Ribeiro, Jennifer Juliana, Laelson Vicente, Vanessa Cristina


Comenius considerava a educação como elemento fundamental para o desenvolvimento do ser humano e mecanismo de reforma social. Logo, deveria ser assumida por toda a sociedade. A sua obra mais conhecida, Didática Magna, tem como objetivo mostrar o seu ideal Pansófico – a arte de ensinar tudo a todos. Para ele, todos os indivíduos são cheios de capacidades, potencialidades e inclinação à aprendizagem, contudo, precisam ser instruídos e formados. Portanto, a escola deveria ser o local onde tudo é ensinado a todos, sem distinção de idade, discriminação de sexo ou de classe social.

O Ideal Pansófico apresenta a proposta de desenvolvimento de um método universal, que consistia em ensinar considerando os conhecimentos prévios dos alunos e seguindo uma ordem: do conhecido para o desconhecido, do geral para o abstrato. Dessa forma, o método universal objetivava o desenvolvimento da autonomia do pensamento, entendendo que o intelecto deve desenvolver primeiro que a memória. Propõe que o professor tenha uma postura amorosa e não punitiva ao ensinar para o seu aluno. Entende que a aprendizagem só acontece com a vontade do aluno despertada, atribuindo ao professor a responsabilidade de levar o aluno a criar um vínculo com o conhecimento.

Comenius entende que a educação tem que ser realista e permanente. Para ele é necessário articular o que está sendo estudado na escola, o conteúdo apresentado, com o cotidiano do aluno. O que é apresentado na escola tem que ser útil para a vida. Mostra que é preciso tratar os assuntos próprios para cada idade, misturando boas explicações com atividades menos sérias, feitas de forma agradável e favorável à aprendizagem. Ele propõe uma educação que permeie e se desenvolva em todas as fases da vida. Entende que o processo de aprendizagem começa com o nascimento e só termina quando o indivíduo morre. Defende uma educação que perdure por toda a vida e que sirva para a vida toda.

As considerações feitas por Comenius sobre a educação e as funções da escola dialogam com as propostas contemporâneas de gestão escolar democrática, que visam contribuir para o alcance dos objetivos e finalidades da escola.

A gestão educacional democrática deve romper com o modelo de gestão autoritária, buscando a democratização das relações internas da escola, seja no interior da sala de aula, como também nas relações estabelecidas entre os sujeitos que as compõem (estudantes, professores, familiares e profissionais de apoio). Dessa forma, constrói-se um projeto de escola criando vínculos entre a escola e a sociedade, assim como Comenius havia proposto.

REFERÊNCIAS:
MONÇÃO, Maria Aparecida. Comenius e os desafios da educação contemporânea: gestão democrática em foco. In: PARO, Vitor (Org.). Administração escolar à luz dos clássicos da Pedagogia. São Paulo: Xamã, 2011. p. 43-61.

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