Jan Amos Komensky (Comenius)
Ana Luíza, Filipe Ribeiro, Jennifer Juliana, Laelson Vicente, Vanessa Cristina
Comenius considerava a educação como
elemento fundamental para o desenvolvimento do ser humano e mecanismo de
reforma social. Logo, deveria ser assumida por toda a sociedade. A sua obra
mais conhecida, Didática Magna, tem como objetivo mostrar o seu ideal Pansófico
– a arte de ensinar tudo a todos. Para ele, todos os indivíduos são cheios de
capacidades, potencialidades e inclinação à aprendizagem, contudo, precisam ser
instruídos e formados. Portanto, a escola deveria ser o local onde tudo é
ensinado a todos, sem distinção de idade, discriminação de sexo ou de classe
social.
O Ideal Pansófico apresenta a proposta
de desenvolvimento de um método universal, que consistia em ensinar
considerando os conhecimentos prévios dos alunos e seguindo uma ordem: do
conhecido para o desconhecido, do geral para o abstrato. Dessa forma, o método
universal objetivava o desenvolvimento da autonomia do pensamento, entendendo
que o intelecto deve desenvolver primeiro que a memória. Propõe que o professor
tenha uma postura amorosa e não punitiva ao ensinar para o seu aluno. Entende
que a aprendizagem só acontece com a vontade do aluno despertada, atribuindo ao
professor a responsabilidade de levar o aluno a criar um vínculo com o
conhecimento.
Comenius entende que a educação tem que
ser realista e permanente. Para ele é necessário articular o que está sendo
estudado na escola, o conteúdo apresentado, com o cotidiano do aluno. O que é
apresentado na escola tem que ser útil para a vida. Mostra que é preciso tratar
os assuntos próprios para cada idade, misturando boas explicações com
atividades menos sérias, feitas de forma agradável e favorável à aprendizagem. Ele
propõe uma educação que permeie e se desenvolva em todas as fases da vida.
Entende que o processo de aprendizagem começa com o nascimento e só termina
quando o indivíduo morre. Defende uma educação que perdure por toda a vida e
que sirva para a vida toda.
As considerações feitas por Comenius
sobre a educação e as funções da escola dialogam com as propostas
contemporâneas de gestão escolar democrática, que visam contribuir para o
alcance dos objetivos e finalidades da escola.
A gestão educacional democrática deve
romper com o modelo de gestão autoritária, buscando a democratização das
relações internas da escola, seja no interior da sala de aula, como também nas
relações estabelecidas entre os sujeitos que as compõem (estudantes,
professores, familiares e profissionais de apoio). Dessa forma, constrói-se um
projeto de escola criando vínculos entre a escola e a sociedade, assim como
Comenius havia proposto.
REFERÊNCIAS:
MONÇÃO,
Maria Aparecida. Comenius e os desafios da educação contemporânea: gestão
democrática em foco. In: PARO, Vitor (Org.). Administração escolar à luz dos
clássicos da Pedagogia. São Paulo: Xamã, 2011. p. 43-61.
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