Liev Tolstoi
Caroline
Camilo, Daniela Maria, Marjory Fernandes
Leon Tolstói propagava uma filosofia
social de orientação anarquista, pois tinha como objetivo tornar o povo livre
do sistema, que tivessem a liberdade de pensar por si mesmos e criar suas
próprias ideias.
Além do mais, seus alunos tinham um perfil
diferenciado das outras escolas ditas tradicionais. A principal missão de
Tolstói como educador era introduzir a liberdade na experiência de
aprendizagem: seus alunos tinham permissão para frequentar as aulas quando bem
quisessem, e não havia castigos físicos.
A escola de Yasnaia teve o mérito de
eslavizar a escola russa rural:
Primeiramente, o que seria eslavizar?
Sabendo que os russos fazem parte dos povos eslavos, podemos dizer que Tolstói
utiliza o termo eslavo no sentido de levar a cultura letrada/educação eslava
para o campo, que não a conhecia.
Tolstói concebe a educação em termos
individuais. Cada aluno possui certa facilidade de melhor desempenho diante de
alguns métodos, enquanto que diante de outros, não. Ele é contrário ao tipo de
educação doutrinária, que impõe ao aluno um único método, sem que ele possa
aprender por outros meios. Por isso no texto vemos a afirmação de que a escola
Yasnaia formava rebanhos para pastores, seres humanos conscientes, capazes de
se autogerir. Ele visa uma educação libertadora. A partir do ponto de vista de
Tolstói e sua escola, isso seria eslavizar as escolas rurais.
O trabalho das escolas “novas” se
relaciona ao desenvolvimento da criança:
Tolstói, adepto da nova escola, era um
crítico da escola tradicional, que segundo ele, negava a autonomia da criança e
visava a formação de um homem bom, obediente. O princípio da educação é a ação
do domínio de um homem sobre o outro.
Nessas escolas “novas”, os elementos
presentes eram a espontaneidade, o jogo e o trabalho. Logo, se fazia uso da
psicologia, que era essencial à pedagogia. O trabalho relacionava-se mais ao
desenvolvimento da criança do que ao desenvolvimento industrial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário