quarta-feira, 20 de maio de 2015

Liev Tolstoi



Liev Tolstoi 


Caroline Camilo, Daniela Maria, Marjory Fernandes


O perfil da escola de Tolstói:

Leon Tolstói propagava uma filosofia social de orientação anarquista, pois tinha como objetivo tornar o povo livre do sistema, que tivessem a liberdade de pensar por si mesmos e criar suas próprias ideias.
Além do mais, seus alunos tinham um perfil diferenciado das outras escolas ditas tradicionais. A principal missão de Tolstói como educador era introduzir a liberdade na experiência de aprendizagem: seus alunos tinham permissão para frequentar as aulas quando bem quisessem, e não havia castigos físicos.

A escola de Yasnaia teve o mérito de eslavizar a escola russa rural:

Primeiramente, o que seria eslavizar? Sabendo que os russos fazem parte dos povos eslavos, podemos dizer que Tolstói utiliza o termo eslavo no sentido de levar a cultura letrada/educação eslava para o campo, que não a conhecia.
Tolstói concebe a educação em termos individuais. Cada aluno possui certa facilidade de melhor desempenho diante de alguns métodos, enquanto que diante de outros, não. Ele é contrário ao tipo de educação doutrinária, que impõe ao aluno um único método, sem que ele possa aprender por outros meios. Por isso no texto vemos a afirmação de que a escola Yasnaia formava rebanhos para pastores, seres humanos conscientes, capazes de se autogerir. Ele visa uma educação libertadora. A partir do ponto de vista de Tolstói e sua escola, isso seria eslavizar as escolas rurais.

O trabalho das escolas “novas” se relaciona ao desenvolvimento da criança:

Tolstói, adepto da nova escola, era um crítico da escola tradicional, que segundo ele, negava a autonomia da criança e visava a formação de um homem bom, obediente. O princípio da educação é a ação do domínio de um homem sobre o outro.
Nessas escolas “novas”, os elementos presentes eram a espontaneidade, o jogo e o trabalho. Logo, se fazia uso da psicologia, que era essencial à pedagogia. O trabalho relacionava-se mais ao desenvolvimento da criança do que ao desenvolvimento industrial.

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