terça-feira, 19 de maio de 2015

Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau
Matheus Lucas, Arícia Gusmão, Jéssica Barbalho, Silvania, Lindemberg, Italo, Liliane e José Landelino
Rousseau nasceu em 28 de junho de 1712 em Genebra. Aos dez anos se mudou para Bossey. Juntamente com seu pai. Lê todos os livros da biblioteca de sua mãe até 1719. Na adolescência aprende latim e converte-se ao catolicismo. Torna-se professor de música em 1732.
Tem cinco filhos, todos entregues ao orfanato. Seus livros “Do Contrato Social” e “Emílio” são condenados à fogueira; em 1765 é condenado à prisão devido a esses livros. Em 1765 é considerado um anticristo. Morre em dois de julho de 1778 deixando “Devaneios” inacabado.
Alguns aspectos das ideias freirianas as quais foram possíveis relacionar através da influência Roussouniana estão integradas ao modo de ensinar. Para Freire, o trabalho na educação deve transformar a maneira de trabalhar dos educandos, ou seja, uma educação na perspectiva transformadora a qual fosse capaz de permitir uma compreensão crítica do educando. Essa perspectiva abordada por Paulo Freire, certamente foi influenciada por Rousseau, quando este já contrapunha o modo de ensinar pautado na memorização. Dessa forma, a educação foi entendida por Rousseau como um instrumento capaz de preparar o homem para a liberdade.
Rousseau levava em consideração: a formação da personalidade humana a qual vai desde o nascimento ao alcance da idade da razão. O fio condutor desse processo se dá pela educação libertadora, na qual possa restituir  o convívio social e transforma a realidade. Freire: Também parte do principio que uma educação transformadora é aquela que deveria ser capaz de transformar a compreensão crítica no processo educacional-educador e educando. ( e assim a forma de pensar ,trabalhar, se expressão poderá fazer um sentido de mundo diferente). Essa posição de Paulo Freire é notória no texto “A importância do ato de ler”, com esse texto, Rousseau e Freire aproximam-se ao citar que a educação deve levar em conta o desenvolvimento da criança, suas peculiaridades e ingenuidade para que a criança torne-se autossuficiente, portanto os educadores e a família (a educação familiar é muito importante para Rousseau, no texto supracitado, Freire também cita a presença da família no desenvolvimento da criança) devem estar atentos a esses fundamentos para que a criança atinja seu crescimento intelectual e como cidadão.

A educação inicial na infância é um dos recursos da nossa realidade que mais aproxima-se dos ideais de Rousseau, porém Rousseau refuta as atividades de disciplina rigorosa neste momento da vida da criança, ele cita que esta educação inicial é o princípio do aprendizado com os relacionamentos da vida, ou seja, propunha que a criança primeiramente brincasse e praticasse esportes, pois através da brincadeira, aprenderia a linguagem, o canto, a aritmética e a geometria, e assim, criaria princípios para construção de sua autonomia. Como citei no início os ideais de Rousseau não são integralmente aplicados na nossa realidade, Rousseau enfatiza que a criança deve ser integrada as práticas pedagógicas e não seja apenas um agregado obediente das normas da escola.

Concluindo, em minha visão, algumas pré-escolas e CMEIs estão próximas dos ideais de Rousseau, porém com objetivos diferentes, Rousseau utiliza-se destes recursos para o desenvolvimento da criança, enquanto na nossa realidade estes mesmos recursos são utilizados como uma forma de assistência a família da criança.



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