Jean-Jacques Rousseau
Matheus Lucas, Arícia Gusmão, Jéssica Barbalho, Silvania, Lindemberg, Italo, Liliane e José Landelino
Rousseau nasceu em 28 de junho de 1712 em Genebra. Aos dez anos se mudou
para Bossey. Juntamente com seu pai. Lê todos os livros da biblioteca de sua
mãe até 1719. Na adolescência aprende latim e converte-se ao catolicismo.
Torna-se professor de música em 1732.
Tem cinco filhos, todos entregues ao orfanato. Seus livros “Do Contrato
Social” e “Emílio” são condenados à fogueira; em 1765 é condenado à prisão
devido a esses livros. Em 1765 é considerado um anticristo. Morre em dois de
julho de 1778 deixando “Devaneios” inacabado.
Alguns aspectos das ideias freirianas as quais foram possíveis
relacionar através da influência Roussouniana estão integradas ao modo de
ensinar. Para Freire, o trabalho na educação deve transformar a maneira de
trabalhar dos educandos, ou seja, uma educação na perspectiva transformadora a qual
fosse capaz de permitir uma compreensão crítica do educando. Essa perspectiva
abordada por Paulo Freire, certamente foi influenciada por Rousseau, quando
este já contrapunha o modo de ensinar pautado na memorização. Dessa forma, a
educação foi entendida por Rousseau como um instrumento capaz de preparar o
homem para a liberdade.
Rousseau levava em
consideração: a formação da personalidade
humana a qual vai desde o nascimento ao alcance da idade da razão. O fio
condutor desse processo se dá pela educação libertadora, na qual possa
restituir o convívio social e transforma
a realidade. Freire: Também parte do
principio que uma educação transformadora é aquela que deveria ser capaz de
transformar a compreensão crítica no processo educacional-educador e educando.
( e assim a forma de pensar ,trabalhar, se expressão poderá fazer um sentido de
mundo diferente). Essa posição de Paulo Freire é notória no texto “A
importância do ato de ler”, com esse texto, Rousseau e Freire aproximam-se ao
citar que a educação deve levar em conta o desenvolvimento da criança, suas
peculiaridades e ingenuidade para que a criança torne-se autossuficiente,
portanto os educadores e a família (a educação familiar é muito importante para
Rousseau, no texto supracitado, Freire também cita a presença da família no
desenvolvimento da criança) devem estar atentos a esses fundamentos para que a
criança atinja seu crescimento intelectual e como cidadão.
A educação inicial na infância é um dos recursos da nossa realidade que
mais aproxima-se dos ideais de Rousseau, porém Rousseau refuta as atividades de
disciplina rigorosa neste momento da vida da criança, ele cita que esta
educação inicial é o princípio do aprendizado com os relacionamentos da vida,
ou seja, propunha que a criança
primeiramente brincasse e praticasse esportes, pois através da brincadeira,
aprenderia a linguagem, o canto, a aritmética e a geometria, e assim, criaria
princípios para construção de sua autonomia. Como citei no início os
ideais de Rousseau não são integralmente aplicados na nossa realidade, Rousseau
enfatiza que a criança deve ser integrada as práticas pedagógicas e não seja
apenas um agregado obediente das normas da escola.
Concluindo, em minha visão, algumas pré-escolas e CMEIs estão próximas
dos ideais de Rousseau, porém com objetivos diferentes, Rousseau utiliza-se
destes recursos para o desenvolvimento da criança, enquanto na nossa realidade
estes mesmos recursos são utilizados como uma forma de assistência a família da
criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário